TRATAMENTO DE CALOS E VERRUGAS

As verrugas são lesões causadas pelo papiloma vírus humano, com aumento da queratinização da pele e aspecto grosseiro do local, sendo frequentes nas mãos e pés. Quando localizadas nas plantas dos pés (chamadas de “olho de peixe”) causam incômodo e dor ao paciente, nesse momento levando a busca pelo dermatologista.

Seu tratamento é realizado com desbastamento (remoção da camada de pele excessiva), congelamento (crioterapia) e cauterização com ácidos. Em alguns casos, mais de uma sessão é necessária para tratamento. Em casos refratários, podemos recorrer a infiltração local com medicações citotóxicas, cremes imunomoduladores, entre outros tratamentos, que devem ser prescritos e acompanhados pelo dermatologista.

Já os calos são causados por uma a resposta natural da pele a uma pressão repetitiva em determinado local. É muito comum nas palmas das mãos de praticantes de levantamentos de peso e na região plantar, quando existem anormalidades anatômicas ou alterações na marcha (pisada errada). O tratamento principal é amenizar a pressão local, com uso de luvas de proteção, no caso de praticantes de musculação e, com uso de palmilhas especiais, quando alterações plantares/de marcha. Em caso de dor local, o desbastamento pode ser realizado para alívio do paciente.