CELULITE

O tratamento não é obrigatório e deve ser procurado apenas se isso for um incômodo à paciente.

A celulite é uma queixa universal entre as mulheres e até hoje não tem uma causa bem definida. Caracteriza-se por irregularidades na pele, especialmente na região glútea, com nodulações e depressões, conferindo um aspecto de casca de laranja e frequentemente está associada ao lipedema.

As mudanças no estilo de vida como o consumo de alimentos não-inflamatórios e atividade física regular (pelas atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde, considera-se ideal pelo menos 300 minutos/semana de atividade física leve a moderada) são condições essenciais, porém não únicas para seu tratamento.

A drenagem linfática é um tratamento complementar, muito útil às pacientes que apresentam retenção hídrica.

A identificação das alterações cutâneas responsáveis pela formação da celulite é imprescindível para indicação do tratamento e, na maioria dos casos, é necessário uma associação de técnicas:

• Subcisão (ou subcision) e ondas de choque: para celulite causada por fibrose;
  • Bioestimuladores de colágeno (Sculptra e Radiesse), radiofrequência, ultrassom microfocado (Liftera) ou fios de PDO: para celulite causada por flacidez;
  • Lipoesvaziadores de gordura, Coolsculpting, radiofrequência, ultrassom microfocado (Liftera) ou lipoaspiração: para celulite causada por gordura localizada.