ALOPECIA ANDROGENÉTICA (CALVÍCIE)

Popularmente conhecida como calvície, essa alopecia faz parte do grupo de alopecias não cicatriciais, ou seja, se for instituído tratamento adequado em quadros iniciais, há recuperação dos fios de cabelo perdidos.

A calvície acontece por uma sensibilidade aumentada nos receptores andrógenos do couro cabeludo e aumento da conversão da testosterona em dihidrotestosterona no folículo capilar, que vai se superficializando e produzindo um cabelo cada vez menor e mais fino. Essa sensibilidade aumentada aos hormônios andrógenos no couro cabeludo é determinada geneticamente, por mais de um gene, e, por isso, o histórico familiar de calvície é relevante.

Nos homens, a calvície se manifesta especialmente por aumento do recesso temporal (“entradas”) e rarefação occipital (rarefação capilar na região da “coroa”), além da percepção de queda de cabelo. Nas mulheres, não se observa queda de cabelo objetiva e a calvície se manifesta com uma rarefação progressiva na risca central do couro cabeludo, afinamento dos fios e redução do volume capilar e, em casos avançados, observa-se aumento do recesso temporal (“entradas”).

Pode acometer homens e mulheres e o diagnóstico é realizado através do exame clínico e tricoscopia, no momento da avaliação. Em raros casos, pode ser necessária a investigação complementar com uma biópsia de couro cabeludo e sua análise histológica. A compressão de uma doença crônica é essencial para sucesso e continuidade do tratamento.

O tratamento clássico é realizado por medicações orais e tópicas, podendo ser incrementado (ou, em casos específicos, substituído) por MMP (microinfusão de medicamentos na pele), mesoterapia, LED e/ou laser.

O transplante capilar está indicado em casos graves e avançados de calvície, porém o tratamento clínico mantém-se imprescindível para evitar a progressão da doença.

Conheça Mais

Marque Uma Consulta

local

Clínica Daya 

Rua Cayowaá, 1071, conjunto 162 – Perdizes, São Paulo/SP

contato

Telefone: 11 93076-3622

Copyright © 2022 MARINAREBEISDERMATOLOGIA. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial.

Diretora Técnica Médica:
Dra. Marina Rebeis (CRM 191284 | RQE 91166)

Escanear o código